Pesquisar este blog

Seguidores

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

ORIXAS - ERVAS E AMALÀ

PAI OXALÁ

O filho de Oxalá é pessoa normalmente tranqüila, de andar sereno, sem afobação, com tendência ao sofrimento, quando o busca. Gosta de transmitir seu gênio calmo, quer as coisas sem demonstrar, atingindo seus objetivos
de forma bem natural. É teimoso. Na teimosia não gosta de impor suas idéias, mas não cede em seu ponto de vista. De todos os Orixás, o filho de Oxalá talvez seja o mais organizado, no dia a dia, escritórios e papéis.
Não é líder mas não se submete facilmente a liderança de outro, ou seja, não manda e não gosta de ser mandado. Não é agressivo e quando agredido prefere demonstrar superioridade. Tem uma tendência muito forte para a solidão, buscando pelo isolamento um encontro com a harmonia universal.
Para que o filho de Oxalá tenha uma vida melhor, deve procurar despertar em seu interior a alegria pelas coisas
que o cerca e tentar ceder à sua natural teimosia.
Oxalá é o Orixá maior e por isso mesmo não atua diretamente em elementos do planeta, fazendo isso por intermédio dos outros Orixás.
COR
Branca
AMALÁ
14 velas brancas, água mineral, canjica branca dentro de alguidar de louça branca, fitas e flores brancas
Local de Entrega: Um local de muito bonito e cheio de Paz, como o Ponto Mais Alto de uma Colina limpa, ou junto de uma entrega
para Iemanjá, na Praia.
ERVAS
Poejo, Camomila, Chapéu de Couro, Erva de Bicho, Cravo, Coentro, Gerânio Branco, Arruda, Erva Cidreira,
Erva de S.João, Alecrim do Mato, Hortelã, Alevante, Tapete de Oxalá (Boldo), Folhas de Girassol, Folhas de Bambu, Copo de Leite (flor) Monsenhor.

MÃE IEMANJÁ

Iemanjá, a Senhora do Mar. A grande força, com indiscutível domínio no gênio e personalidade de seu filho.
O fato de Iemanjá ser a Criação, sua filha normalmente tem um tipo muito maternal. Aquela que transmite
a todos a bondade, confiança, grande conselheira. É mãe. Sempre tem os braços abertos para acolher junto de si todos aqueles que a procuram. A porta de sua casa sempre está aberta para todos, e gosta de tutelar as pessoas. Tipo a grande mãe. Aquela mulher amorosa que sempre junta os filhos dos outros com os seus. O homem filho de Iemanjá carrega o mesmo temperamento: é o protetor. Cuida de seus tutelados com muito amor.
Geralmente é calmo e tranqüilo, exceto quando se sente ameaçado na perda de seus filhos, isto porque não divide isto com ninguém. É sempre discreto e de muito bom gosto. Veste-se com muito capricho. É franco e não admite a mentira. Normalmente fica zangado quando ofendido e o que tem como ajuntó (o segundo santo masculino) o orixá Ogum, torna-se muito agressivo e radical. Diferente é quando o ajuntó é Oxóssi. Aí sim, é pessoa calma, tranqüila, e sempre reage com muita tolerância. O maior defeito do filho de Iemanjá é o ciúme. É extremamente ciumento com tudo que é seu, principalmente das coisas que estão sob sua guarda.
COR
Azul
AMALÁ
7 velas brancas e 7 azuis, champanhe, manjar branco, fitas azuis e rosas brancas ou outro tipo de flor branca
Local de Entrega: Na praia
ERVAS
Pata de Vaca, Folhas de Lágrima de N.Senhora, Erva Quaresma, Trevo e Chapéu de Couro, Alfazema, Colônia, Erva Cidreira, Rosas Brancas, Palmas Brancas

MÃE OXUM

O filho ou filha de Oxum, a Rainha da Água doce, dona dos rios e das cachoeiras, carrega todo o tipo de Iemanjá. A maternidade é sua grande força, tanto que quando uma mulher tem dificuldade para engravidar,
é à Oxum que se pede ajuda (pelo Amalá). A diferença maior é a vaidade.
Filho de Oxum ama espelhos (a figura de Oxum carrega um espelho na mão), jóias caras, ouro, é impecável
no trajar e não se exibe publicamente sem primeiro cuidar da vestimenta e a mulher do cabelo e da pintura. Normalmente tem uma facilidade muito grande para o choro. É muito sensível a qualquer emoção.
Talvez ninguém tenha sido tão feliz para definir a filha de Oxum como o pesquisador da religião africana, o francês Pierre Verger, que escreveu: "o arquétipo de Oxum é das mulheres graciosas e elegantes, com paixão pelas jóias, perfumes e vestimentas caras. Das mulheres que são símbolo do charme e da beleza. Voluptuosas e sensuais, porém mais reservadas que as de Iansã. Elas evitam chocar a opinião publica, á qual dão muita importância.
Sob sua aparência graciosa e sedutora, escondem uma vontade muito forte e um grande desejo de ascensão social". Seu maior defeito é o ciúme.

DIA DA SEMANA
sábado
CORES
amarelo
SÍMBOLOS
leque ( abebé ) com estrela, espelho
ELEMENTO
água

METAL
latão
AMALÁ
7 velas brancas e 7 amarelo claro, água mineral canjica branca, fitas amarelo claro e branca
Local de Entrega: Ao lado de uma Cascata, Cachoeira.
ERVAS
Erva Cidreira, Gengibre, Camomila, Arnica, Trevo Azedo ou grande, Chuva de Ouro. Manjericona, Erva Sta. Maria, Gengibre, Calendula, Rosas e Palmas Amarelas


MÃE IANSÃ

Iansã, a Senhora dos Ventos e das Tempestades, a Deusa Guerreira. Seu filho é conhecido por seu temperamento explosivo. Está sempre chamando a atenção por ser inquieto e extrovertido. Sempre a sua palavra é que vale e gosta de impor aos outros a sua vontade. Não admite ser contrariado, pouco importando se tem ou não razão, pois não gosta de dialogar. Em estado normal é muito alegre e decidido. Questionado torna-se violento, partindo para a agressão, com berros, gritos e choro. Tem um prazer enorme em contrariar todo tipo de preconceito. Passa por cima de tudo que está fazendo na vida, quando fica tentado por uma aventura. Em seus gestos demonstra o momento que está passando, não conseguindo disfarçar a alegria ou a tristeza. Não tem medo de nada. Enfrenta qualquer situação de peito aberto. Ciumento demonstra um certo egoísmo porque não se importa com que os outros sofram pelo seu gênio reconhecidamente mal-humorado. É leal e objetivo. Sua grande qualidade, a garra, e seu grande defeito, a impensada franqueza, o que lhe prejudica o convívio social. Por ser tão marcante seu gênio, se este fosse controlado, o que não é difícil, seria pessoa muito mais feliz e querida.
Para definir bem a influência dos orixás nas pessoas vou contar uma estória engraçada: eu explicava para
um grupo as influências dos Orixás nas pessoas. Simulei um fato. Duas pessoas brigando. Passando um filho de Ogum, ou ele passa direto e nem olha, ou já vai se meter na briga. Um filho de Xangô para, fica olhando, e já começa a reclamar. Coitado do baixinho! Por que será esta briga? Acho que aquele alto não tem razão
E pior, nem sabe brigar. É um fraco. E fica questionando. Um filho de Oxóssi para, senta no chão e, rindo, fica assistindo e se deleitando com a briga. Deu a entender ter terminado. Achei sugestiva sua explicação. Alguém indagou qual seria o comportamento das filhas do povo da água. Diante da minha negativa, alguém se propôs a completar. Bem, disse, uma filha de Iemanjá chamaria os dois, colocaria suas cabeças em seu colo e os acalmaria recomendando paz. Uma filha de Iansã já reclamaria e chamaria a polícia. E parou. De propósito, o esperto.
Bem, perguntou alguém, e uma filha de Oxum, que faria? Nada, respondeu. Nem poderia. Os dois estavam brigando por causa dela...
COR
Amarelo escuro

AMALÁ
7 velas brancas e 7 amarelo escuro, água mineral, acarajé ou milho em espiga coberto com mel ou ainda canjica amarela, fitas branca e amarelo escuro e flores.
Local de Entrega: Em Pedra Com Fendas ao lado de um Rio ou Cachoeira
ERVAS
Catinga de mulata, Cordão de Frade, Gerânio Cor-de-Rosa ou Vermelho, Açúcena, Folhas de Rosa Branca, Erva de Santa Bárbara, Broto de Bambu, Guine e Alecrim, Angico, Cambuí Amarelo, Cravo da Índia, Palmas Amarelas e Vermelhas


PAI OXÓSSI

Oxóssi é a Natureza, especificamente nas matas e no reino animal. É o conhecedor das ervas e o grande curador. É a essência da nossa vida. Seu filho tem um tipo calmo, amoroso, encantador, preocupado com todos os problemas. Um grande conselheiro pelo seu gênio alegre, muito embora com forte tendência à solidão.
Incapaz de negar qualquer ajuda à alguém, sabe, como poucos, organizar o caminho para as soluções complicadas. Com respeito à sua própria organização familiar, é muito apegado as suas coisas e à sua família, à qual dedica atenção total no sentido de provê-la e encaminhá-la. Diante as dificuldades próprias é muito hesitante, mas acaba vencendo, sustentado pelo seu interior alegre e otimista. É carente. Não assume o problemas dos outros, mas fica lado a lado ajudando-os. Ama a Liberdade e a Natureza. O mato, as águas, os bichos , as estrelas, o sol e a lua, são a bússola de sua vida. Não discute a fé. Acredita e é fiel seguidor da religião que escolheu.
Não é ciumento e muito menos rancoroso.
Quando atacado custa revidar. Quando o faz se torna perigoso. É, neste particular, ladino como os índios.
Pisa macio, mas é certeiro. Tem um gosto refinado.
Gosta das coisas boas, veste-se bem e cuidadosamente.
O filho de Oxóssi é talvez o mais equilibrado. Para que sua vida melhore, deve despertar aquele gigante que habita sua essência, o que o tornaria mais disposto a encarar as suas próprias dificuldades.

DIA DA SEMANA
quinta-feira
CORES
verde
SÍMBOLOS
arco e flecha (damatá), chicote (iruquerê)
ELEMENTO
terra
METAL
latão

AMALÁ
7 velas verdes e 7 brancas, a mesma bebida de Ogum, 7 charutos, peixe com escama de água doce ou uma moganga bem assada com milho dentro coberto com mel, fitas verde e branca.
Local de Entrega: Na entrada da mata (obs. a mesma de ogum)
ERVAS
Malva Rosa, Mil Folhas, Sete Sangrias, Folhas de Aroeira, Folhas de Fava de Quebrante, Folhas de Samambaia, Flores do Campo.
Folhas de Palmeira, Folhas de Laranjeira, Erva Cidreira, Folhas de Jurema, Folhas de Maracujá, Folhas de Palmito, Folhas de Abacateiro, Capeba, Manacá

PAI XANGÔ

Xangô, o Deus da Justiça, Senhor das pedreiras, exerce uma influência muito forte em seu filho. Todos os Orixás, evidentemente, são justos, e transmitem este sentimento aos seus filhos. Entretanto, em Xangô, a Justiça deixa de ser uma virtude, para passar uma obsessão, o que faz de seu filho um sofredor, principalmente porque o parâmetro da Justiça é o seu julgamento, e não o da Justiça Divina, quase sempre diferente do nosso, muito terra. Esta análise é muito importante.
O filho de Xangô apresenta um tipo firme, enérgico, seguro e absolutamente austero. Sua fisionomia, mesmo a jovem, apresenta uma velhice precoce, sem lhe tirar, em absoluto, a beleza ou a alegria. Tem comportamento medido. É incapaz de dar um passo maior que a perna e todas as suas atitudes e resoluções baseiam-se na segurança e chão firme que gosta de pisar. É tímido no contato mas assume facilmente o poder do mando. É eterno conselheiro, e não gosta de ser contrariado, podendo facilmente sair da serenidade para a violência, mas tudo medido, calculado e esquematizado. Acalma-se com a mesma facilidade quando sua opinião é aceita. Não guarda rancor. A discrição faz de seus vestuários um modelo tradicional.
Quando o filho de Xangô consegue equilibrar o seu senso de Justiça, transferindo o seu próprio julgamento para
o Julgamento Divino, cuja sentença não nos é permitido conhecer, torna-se uma pessoa admirável. O medo de cometer injustiças muitas vezes retarda suas decisões, o que, ao contrário de lhe prejudicar, só lhe traz benefícios. O grande defeito dele é julgar os outros. Se aprender a dominar esta característica, torna-se um legítimo representante do Homem Velho, Senhor da Justiça, Rei da Pedreira. Por falar em pedreira, adora colecionar pedras.
COR
Marrom e branco

AMALÁ
7 velas marrons e 7 velas brancas, cerveja preta (mesmo principio já explicado para Ogum e Oxóssi), camarão, quiabo, Acará , fitas marrom escuro e branca
Local de Entrega: Na pedreira ou sobre uma pedra grande e bonita
ERVAS
Folhas de Limoeiro, Erva Moura, Erva Lírio, Folhas de Café, Folhas de Mangueira, Erva de Xangô, Folha Goiaba Vermelha, Manjericão Roxo, Loro, Hortelã , Cravos Vermelhos

PAI OGUM

Ogum é o Orixá da guerra, da demanda, da luta. Seu filho carrega em seu gênio todos os seus característicos.
É pessoa de tipo esguio e procura sempre manter-se bem fisicamente. Adora o esporte e está sempre agitado e em movimento. A sua impaciência é tão marcante que não gosta de esperar. É afoito. Tem decisões precipitadas. Inicia tudo sem se preocupar como vai terminar e nem quando. Está sempre em busca do considerado o impossível. Ama o desafio. Não recusa luta e quanto maior o obstáculo mais desperta a garra para ultrapassá-lo. Como os soldados que conquistavam cidades e depois a largavam para seguir em novas conquistas, os filhos de Ogum perseguem tenazmente um objetivo: quando o atinge, imediatamente o larga e parte em procura de outro. É insaciável em suas próprias conquistas. Uma marca muito forte de seu Orixá, é tornar-se violento repentinamente. Seu gênio é muito forte. Não admite a injustiça e costuma proteger os mais fracos, assumindo integralmente a situação daquele que quer proteger. Leal e correto, é um líder. Sabe mandar sem nenhum constrangimento e ao mesmo tempo sabe ser mandado, desde que não seja desrespeitado. Adapta-se facilmente em qualquer lugar. Come para viver, não fazendo questão da qualidade ou paladar da comida. Por ser Ogum o Orixá do Ferro e do Fogo seu filho gosta muito de armas, facas, espadas e das coisas feitas em ferro ou latão.
É franco, muitas vezes até com assustadora agressividade. Não faz rodeio para dizer as coisas.
Não admite a fraqueza, falsidade e a falta de garra. O difícilé a sua maior tentação.
Nenhum filho de Ogum nasce equilibrado. Seu temperamento, difícil e rebelde, o torna, desde a infância, quase um desajustado. Entretanto, como não depende de ninguém para vencer suas dificuldades, com o crescimento vai se libertando e acomodando-se às suas necessidades. Quando os filhos de Ogum conseguem equilibrar seu gênio impulsivo com sua garra, a vida lhe fica bem mais fácil. Quando ele consegue esperar ao menos 24 hs. para decidir, evitaria muitos revezes, muito embora, por mais incrível que pareça, são calculistas e estrategistas. Contar até 10 antes de deixar explodir sua zanga, também lhe evitaria muitos remorsos. Seu maior defeito é o gênio impulsivo e sua maior qualidade é que sempre, seja pelo caminho que for, será sempre um Vencedor.
COR
Vermelha e Branca
AMALÁ
14 velas branca e vermelha ou 7 brancas e 7 vermelhas, cerveja branca em coité, 7 charutos, peixe de escama e de água doce, ou camarão seco, amendoins e frutas, de preferência, dentre elas,. uma manga (melhor a espada), fitas vermelha e branca.
Local de Entrega: Uma campina
ERVAS
Aroeira, Pata de Vaca, Carqueja, Losna, Comigo Ninguém Pode, Folhas de Romã, Espada de S. Jorge,
Flecha de Ogum, Lança de Ogum, Cinco Folhas, Macaé, Folhas de Jurubeba,Palmas Vermelhas, Açoita Cavalo, Crista de Galo.

PAI OMOLU / OBALUAÊ

DIA DA SEMANA
segunda-feira
CORES
preto, branco, vermelho
SÍMBOLOS
cajado (xaxará), búzios.
ELEMENTO
terra
PLANTAS
cuféia (sete sangrias), erva-de-passarinho, canela de velho, quitoco. Zínia, cravo de defunto.
ANIMAIS
cachorro
METAL
chumbo, barro
COMIDA
pipoca, bife acebolado, bolinhos de milho, acaçá, olubajé. Banana da terra.
BEBIDA
água, vinho tinto
SINCRETISMO
São Lázaro (17.12) e São Roque (16.8).
DOMÍNIO
a terra, as epidemias, a morte.
O QUE FAZ
castiga com doenças, mas também cura os males.
QUEM É
o Médico dos Pobres e o Senhor dos Cemitérios.
CARACTERÍSTICAS
reservado, solitário, simples, trabalhador, serviçal, depressivo, doentio.
QUIZÍLIA
claridade, sapos
SAUDAÇÃO
Atotô!
ONDE RECEBE OFERENDAS -no cemitério (geralmente no Cruzeiro).
RISCOS DE SAÚDE
doenças de pele e problemas nas pernas e coluna.
PRESENTES PREDILETOS
velas, charutos, suas comidas e bebidas preferidas.
OBSERVAÇÃO
o nome de Obaluaê às vezes é usado especificamente para o Omolu jovem, que é mais agressivo; Omolu é o nome mais usado para o Omolu velho, mais introvertido.

MÃE NANÃ

DIA DA SEMANA
terça-feira
CORES
Lilas, branco e roxo
SÍMBOLOS
vassoura de palha, bastão de hastes de palmeira (Ibiri)
ELEMENTO
terra e água
PLANTAS
folha da fortuna, viuvinha (trapoeraba roxa ), samambaia, melão de São Caetano, manacá
ANIMAIS

MINERAL
terra (é mais velha que a descoberta dos metais), lodo.
COMIDA
efó, mungunzá, sarapatel, feijão com coco, pirão com batata roxa. Jaca.
BEBIDA
vinho branco
SINCRETISMO
Santa Ana (26.7 )
DOMÍNIO - os pântanos e a morte.
O QUE FAZ
cuida dos mortos enquanto seus corpos se decompõem no lodo, se preparando para formarem novos seres. Protege contra feitiços e perigos de morte.
QUEM É
a mais velha das mães d’água, a Avó dos Orixás e a Mãe dos Mortos.
CARACTERÍSTICAS
introvertida, austera, madura, protetora, mártir, rabugenta, vingativa, intrigante.
QUIZÍLIA
multidões, instrumentos de metal
SAUDAÇÃO
Salubá!
ONDE RECEBE OFERENDAS
em local com ruínas ou pântano.
RISCOS DE SAÚDE
problemas de coração e circulação; saúde geral fraca.
PRESENTES PREDILETOS
velas, suas comidas e bebidas preferidas

PONTOS RISCADOS NA UMBANDA

Os pontos cabalísticos riscados com Pemba de calcário representam uma grafia de projeção bidimensional de símbolos que se revestem de todo poder mágico, que as forças cósmicas lhe oferecem. Muitos tentaram, mas não conseguiram mostrar os fundamentos ocultos da lei de Pemba, ou dos pontos riscados. É por isso que não se pode copiar e nem interpretar tais pontos.

Só a umbanda sagrada pode faze-lo justamente por ser escritas por Guias, que evocam os sagrados orixás e sabem o significado do que fazem.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

MENSAGEM DAS VELAS

As divindades ou entidades também nos enviam
Mensagens através das velas e assim, dependendo
De seu comportamento, podem significar:

1) Quando a vela não acende de imediato:
A divindade invocada pode ter dificuldade em Se
Conectar. O seu astral pode estar baixo.
2) Quando a chama da vela tem a cor azulada:
Demonstra que por perto se encontram as entidades
De bom caráter, indicando um bom sinal.
3) Quando a chama da vela é vacilante, intermitente
Ou piscante:
A divindade está querendo alertar-lhe Que o seu pedido
Sofrerá algumas mudanças.
4) Quando a chama solta fagulhas:
A divindade providenciará alguém que servirá Como
Ponte de ligação entre você e a entidade.
5) Quando a chama oscila, aumentando e diminuindo:
A divindade está lhe avisando que você está muito
Disperso (a) é necessário maior concentração.
6) Quando a chama assume a forma de espiral:
A mensagem significa que o seu pedido será Atendido.
7) Quando o pavio é repartido em dois:
A entidade não está entendendo o seu pedido.
8) Quando a ponta do pavio permanece brilhante:
O seu pedido será atendido com êxito.
9) Quando a vela chora muito:
A divindade está informando que a realização
De seu pedido será muito difícil.
10) Quando a vela se apaga:
A divindade está lhe avisando que somente Realizará a
Parte mais difícil cabendo a você Resolver o Restante.
11) Quando após a extinção da vela sobrar um Pouco de
Pavio e alguma cera ao seu redor:
A divindade está pedindo para continuar o Ritual,
Pois somente uma vela não foi suficiente.

OBS: ISSO SÓ É VALIDO PARA VELAS DE BOA QUALIDADE

LAMPIÃO

Quando Lampião foi morto em 1938, em
Angicos (estado de Sergipe) Encontraram
em seus pertences Algumas Orações de
corpo-fechado. Segundo os registros,
Lampião escrevera de próprio punho:
Está Abaixo é uma Delas.

"Minha pedra cristalina,
que no mar foste achada,
entre o cálice e a hóstia consagrada.
Treme a terra, mas não treme nosso
Senhor Jesus Cristo,
No a ter, assim treme
Quando olharem para mim ...
Com o manto da virgem Maria
sou coberto,
e com o sangue de meu
senhor Jesus Cristo,
sou válido.
Tens vontade de atirar
Porém, não atirar,
se mi atirar, água
pelo cano da espingarda escorrerá
se estiver com vontade de mi furá
a faca da mão cahirá ...
E se mi trancar, as portas abrirão
Oferecimento: salvo fui,
salvo sou, e salvo serei,
com a chave do sacrário,
eu mi fecho".

Oração do Padre Cícero

Pelas lagrimais divinais
Livrai-me dos invejosos
E das mãos dos criminosos
E dos laços do satanás.
Para botá-los pra trás,
Deus na frente, paz na guia.
Ó Santa Virgem Maria
Quando vem rompendo a aurora
Ilumine-me na hora que vem clareando o dia.
Levanto-me e entrego-me a Deus e à Virgem Maria.
Para com a espada de São Jorge estar armado e com o
Leite da Virgem Maria, amamentado; para que meus
Braços não sejam fracos, nem meu sangue derramado
Pelas mãos do inimigo. Quero ficar livre dos perigos em
Minha casa junto com a minha querida família.
Em nome de suas cinco chagas, Jesus Cristo de Nazaré
Atende os meus rogos e me livra de todos os males, Amém.

Está Oração é de Grande Força !!!

OS DEZ CREDOS DA UMBANDA

CREMOS:

1. Na existência de um Deus, Único, Onipotente e
Onisciente, criador de todas as coisas, irrepresentável
Sob qualquer forma e adorado sob o nome de ZAMBI;
2. Em Entidades Espirituais, em plano superior de evolução,
Que não necessitam de novas reencarnações, responsáveis
Pela organização dos mundos e dos seres que neles habitam.
São os Orixás, Santos, Chefes de Linhas e Falanges, executores
Diretos da Vontade Divina. Entre eles, Oxalá, o Cristo Planetário
Da Terra e, como tal, primeiro na hierarquia deste planeta;
3. Em Guias Espirituais e Protetores, Sábios, poderosos e
Bondosos, porém necessitados ainda de reencarnações para
Seu aperfeiçoamento. São mensageiros dos Orixás e Santos;
4. Em Seres da Natureza e suas energias cósmicas que,
Manipulados com sabedoria e bondade, sob a forma de magia,
Auxiliam a peregrinação do homem;
5. Na imortalidade do espírito, sobrevivendo á morte física,
a caminho da evolução;
6. Na reencarnação, possibilitando o aprendizado e aprimoramento
do Espírito;
7. Na Lei do Carma, instituindo que cada ação gera uma reação;
8. Na necessidade do ritual como elemento mágico e disciplinador;
9. Na prática da mediunidade, sob as mais variadas modalidades,
com o objetivo de caridade material e espiritual;
10. NO RESPEITO ÁS DEMAIS RELIGIÕES, porque todas
constituem caminhos de progresso espiritual que conduzem a DEUS.

CREDO UMBANDISTA

"Creio em Deus, Onipotente e Supremo; Creio nos
Orixás e nos Espíritos Divinos que nos trouxeram
Para a Vida por Vontade de Deus.
Creio nas Falanges Espirituais, orientando os homens
Na vida terrena; Creio na reencarnação das almas e
Na Justiça divina, segundo a Lei do Retorno; Creio na
Comunicação dos Guias Espirituais, encaminhando-nos
Para a Caridade e a prática do Bem; Creio na invocação,
Na Prece e na Oferenda, como atos de fé e Creio na
Umbanda, como religião redentora, capaz de nos levar
Pelo caminho da evolução até o nosso Pai Oxalá.”

PAI NOSSO DA UMBANDA

PAI NOSSO QUE ESTAIS NOS CÉUS,
NAS MATAS, NOS MARES E EM TODOS
OS MUNDOS HABITADOS.
SANTIFICADO SEJA O TEU NOME,
PELOS TEUS FILHOS, PELA NATUREZA,
PELAS ÁGUAS, PELA LUZ E PELO AR
QUE RESPIRAMOS.
QUE O TEU REINO, REINO DO BEM,
DO AMOR E DA FRATERNIDADE,
NOS UNA À TODOS E A TUDO QUE
CRIASTES, EM TORNO DA SAGRADA
CRUZ, AOS PÉS DO DIVINO SALVADOR
E REDENTOR.
QUE A TUA VONTADE NOS
CONDUZA SEMPRE PARA O CULTO DO
AMOR E DA CARIDADE.
DAI-NOS HOJE E SEMPRE A
VONTADE FIRME PARA SERMOS
VIRTUOSOS E ÚTEIS AOS NOSSOS
SEMELHANTES.
DAI-NOS HOJE O PÃO DO CORPO,
O FRUTO DAS MATAS E A ÁGUA
DAS FONTES PARA O NOSSO SUSTENTO
MATERIAL E ESPIRITUAL.
PERDOA, SE MERECERMOS,
AS NOSSAS FALTAS E DÁ O SUBLIME
SENTIMENTO DO PERDÃO PARA OS
QUE NOS OFENDAM.
NÃO NOS DEIXEIS SUCUMBIR,
ANTE A LUTA, DISSABORES, INGRATIDÕES,
TENTAÇÕES DOS MAUS ESPÍRITOS E
ILUSÕES PECAMINOSAS DA MATÉRIA.
ENVIAI-NOS, PAI, UM RAIO DE
TUA DIVINA COMPLACÊNCIA, LUZ E
MISERICÓRDIA PARA OS TEUS FILHOS
PECADORES QUE AQUI HABITAM,
PELO BEM DA HUMANIDADE, NOSSA IRMÃ.
ASSIM SEJA.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Ritos de Umbanda

MENSAGEM DAS VELAS

As divindades ou entidades também nos enviamMensagens através das velas e assim, dependendoDe seu comportamento, podem significar:
1)Quando a vela não acende de imediato:A divindade invocada pode ter dificuldade emSe Conectar. O seu astral pode estar baixo.
2)Quando a chama da vela tem a cor azulada:Demonstra que por perto se encontram as entidadesDe bom caráter, indicando um bom sinal.
3)Quando a chama da vela é vacilante, intermitenteOu piscante: A divindade está querendo alertar-lheQue o seu pedido sofrerá algumas mudanças.
4)Quando a chama solta fagulhas:A divindade providenciará alguém que serviráComo ponte de ligação entre você e a entidade.
5)Quando a chama oscila, aumentando e diminuindo:A divindade está lhe avisando que você está muitoDisperso (a) é necessário maior concentração.
6)Quando a chama assume a forma de espiral:A mensagem significa que o seu pedido seráAtendido.
7)Quando o pavio é repartido em dois:A entidade não está entendendo o seu pedido.
8)Quando a ponta do pavio permanece brilhante:O seu pedido será atendido com êxito.
9)Quando a vela chora muito:A divindade está informando que a realizaçãoDe seu pedido será muito difícil.
10)Quando a vela se apaga:A divindade está lhe avisando que somenteRealizará a parte mais difícil cabendo a vocêResolver o restante.
11)Quando após a extinção da vela sobrar umPouco de pavio e alguma cera ao seu redor:A divindade está pedindo para continuar oRitual, pois somente uma vela não foi suficiente.